
Hoje em dia, vocês pais e mães desempenham várias tarefas no decorrer do dia, dividindo seu tempo entre a rotina profissional e doméstica, cuidado com os seus filhos, as exigências de um emprego, organização de compromissos e até mesmo os afazeres sociais.
Com isso, inúmeras dúvidas surgem ao se depararem pensando em algumas questões: Com quem vou deixar meu filho? Qual a melhor opção? Escola, babá ou vovó? Devo parar de trabalhar?
Nenhum dos caminhos é uma decisão fácil. Por isso a educação integral vem ganhando espaço nas escolas e despertando o interesse das famílias, pois quando a criança é bem cuidada e estimulada ela tem um efetivo desenvolvimento.
Esse artigo visa ressaltar os benefícios da Educação Integral, pois prioriza o desenvolvimento completo do aluno desde cedo.
Esta Proposta Pedagógica tem como objetivo promover a socialização, a integração, além de estimular a aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares, o que proporciona o fortalecimento dos vínculos afetivos e emocionais entre os alunos, a família e toda comunidade escolar.
O Período Integral é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos das crianças por meio de atividades que estimulem algumas das competências socioemocionais, como:
• Empatia
• Autoestima
• Ética
• Responsabilidade
• Autonomia
• Confiança
As atividades devem ser trabalhadas no intuito de estimulá-los a levantar hipóteses e consultar fontes de informação fazendo-os irem em busca das respostas às suas curiosidades e indagações.
Sabemos a necessidade da efetiva participação da vida em sociedade, por isso que na Educação Integral, o trabalho é desenvolvido a partir da interação entre alunos, professores e outros adultos por meio de diferentes formas e emprego da comunicação, desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e psicológico de maneira ampla e consecutiva.
São por meio dessas interações que as crianças revelam sua compreensão do mundo, expressando o que pensam e sentem.
Você já parou para pensar que estudar novos conceitos, comportamentos e fenômenos ou até