
Estar à frente de um negócio e dar a devida atenção à família pode não ser uma tarefa fácil. Na verdade, na maioria dos casos, não é.
O fato é que quando o empreendedor mergulha de cabeça nos negócios, geralmente o efeito colateral é a diminuição do tempo para a família.
Claro, quem acaba sentindo mais a falta da companhia dos pais são as crianças. E um aspecto sério que a gente precisa deixar aqui, é que muitas vezes, essa ausência pode até afetar o desempenho da criança na escola.
A liberdade de criar ou gerenciar sua própria agenda de compromissos é, sem dúvida, o que cativa a maioria das pessoas que buscam empreender. Um empreendedor pode se valer dessa certa flexibilidade de horários para dar mais atenção aos filhos.
Então, por que é tão comum observarmos empreendedores que não conseguem se desvincular do trabalho e dar mais atenção para a vida pessoal? O que impede pais empreendedores de dar atenção aos filhos, principalmente aos que estão em idade escolar?
Veja a seguir o que o Objetivo Penha preparou para responder essas perguntas para você. Saiba como conciliar o empreendedorismo com a educação dos filhos.
Empreendedorismo e educação dos filhos
No mundo do empreendedorismo nem tudo são flores. Pelo contrário, empreender no Brasil é uma tarefa extremamente difícil. É ainda mais difícil equilibrar sua vida familiar e os negócios, principalmente no início dessa jornada empreendedora.
O empreendedor tem a responsabilidade de cuidar da empresa, do atendimento aos clientes, dos colaboradores e manter as contas em dia. Dependendo da atividade econômica do negócio, o grau de dificuldade é ainda maior.
A pressão que um negócio exerce na vida de um empreendedor é grande e o tempo disponível para descansar, muitas vezes é reduzido. Tanto que conseguir se enxergar longe dos negócios e ter mais tempo com a família, começa a se tornar um sonho quase inalcançável. É nesse momento que a família e, sobretudo os filhos, começam a ficar em segundo plano.
É importante notar que essa falta de contato afeta o aprendizado e o desempenho escolar da criança. Os pais acabam deixando de acompanhar o progresso dela, de conversar mais e ajudar com as matérias ou tarefas.
Esse acompanhamento é fundamental, pois uma construção perfeita de conhecimento ou