img

 As crianças ainda não sabem lidar com as emoções e por esse motivo qualquer frustração que ocorra ou até mesmo uma simples contrariedade pode fazer com que elas digam frases inconscientemente.

Educar não é tarefa simples, cada vez mais os pais comentam que não sabem como lidar em diversas situações cotidianas ou ainda que não sabem mais o que fazer para sanar alguns comportamentos de seus filhos.

Em minha vivência na área escolar, nesses dez anos, já ouvi vários relatos e desabafos acerca deste assunto.

Quando foi a última vez que você se sentiu enfurecido? Qual foi a sua atitude em relação a este sentimento? Seu filho estava presente neste momento?

Saber gerir suas próprias emoções te tornará o melhor exemplo para seu filho, ele não pode achar que você é infalível, é importante que ele saiba que mesmo diante de situações ruins você consegue resolver, aprendendo e sofrendo as possíveis consequências que tal situação lhe trouxe.

As crianças inevitavelmente se espelham nos pais e a escolha é sua. Você quer que seu filho seja você no futuro?”

Quanto mais cedo seu filho souber identificar e compreender as próprias emoções mais forte ele será emocionalmente. E como ajudá-lo a exercitar isso?

  1. Reserve um tempo diariamente para conversar sobre assuntos que o estimule a verbalizar suas ações, como por exemplo: Filho você brincou do que hoje? E quem brincou com você? A partir de perguntas que as crianças gostam de falar fica mais fácil desenvolver um diálogo produtivo para saber como ele está se sentindo e se relacionando com outras pessoas.
  1. Brinque de “Detetive das emoções” é uma saída divertida e uma