img

Você é daquelas pessoas que adora biologia, história e geografia, mas se sente em apuros quando o assunto é matemática? Mas como aprender melhor essa matéria tão importante na vida e também nos exames e vestibulares?

Muitos estudantes se desesperam só de ouvir o nome da disciplina. Mas calma, com um foco correto você pode achar a matemática bem divertida. Não há como negar, a matemática está em todo o lugar. Ela está presente em diversas situações do cotidiano, até quando você divide a conta com os amigos na lanchonete.

Ela está presente no demonstrativo de pagamento da empresa ou do banco. Ou na casa que você tem o sonho de construir ou comprar um dia. Muita coisa é quantificada ou até mesmo qualificada pelos números que se apresentam. Tudo isso depende da matemática. Ela é sua amiga, presente em diversos momentos de sua vida. Então, anime-se, você pode se dar muito bem com a matemática mudando a forma de encarar a disciplina.

Como aprender matemática? Comece com o lugar certo

Claro, pra tudo que se deseje estudar, a primeira coisa a fazer é encontrar um cantinho que te faz bem. Um lugar no qual você consiga se concentrar. Pode ser no quarto, na mesa da cozinha ou na biblioteca. O importante é não ser interrompido enquanto estuda.

Algumas pessoas gostam de deixar uma playlist de músicas tocando, pois se concentram melhor assim. Se esse for o seu caso, experimente!

Pratique muito e sempre

Diferente de história e geografia, cuja a principal forma de estudar é através de muita leitura, a matemática exige prática. Para aprender e memorizar as regras, você terá que fazer muitos exercícios.

Para isso, pegue diferentes livros na biblioteca, busque listas de exercícios na internet e faça tudo o que encontrar. Não volte para casa com dúvidas, a cada novo tema proposto em sala de aula, procure esclarecimento e depois treine, treine e treine novamente. Resolver o mesmo exercício de formas diferentes, vai te ajudar a fixar ainda mais o aprendizado.

Será que fiz certo?

Alguns livros e sites trazem também a resolução de exercícios. Não corra para saber logo a resposta. Aceite o desafio de desenvolver o raciocínio para confirmar depois. Seja firme e seja professor de si mesmo.

Observe também a forma de resolu&cc