
Os transtornos emocionais estão presentes direta ou indiretamente na vida de todos. Eles podem aparecer em pessoas de todas as idades. Alguns desses transtornos, inclusive, são desenvolvidos ainda na primeira infância, período que compreende do nascimento até os 6 anos de idade. Isso porque os bebês já são capazes de registrar as emoções que enxergam em seus pais.
De acordo com vários estudos científicos, as experiências vividas nos primeiros anos de vida são de grande importância. Isso porque algumas dessas experiências podem ser como um gatilho para diferentes transtornos emocionais.
Ao longo desse período da infância, as experiências de uma criança são assimiladas com base nos seus sentimentos, criando padrões comportamentais que podem gerar consequências pelo resto da vida.
Os diferentes tipos de distúrbios infantis
O período da infância é repleto de transformações, sendo o momento no qual a criança mais se desenvolve no âmbito psicológico e em seus padrões comportamentais.
Dentre os distúrbios mais conhecidos e mais comuns entre as crianças, podemos citar:
- Ansiedade;
- Depressão infantil;
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
- Fobias.
Também publicamos aqui no blog alguns transtornos específicos relacionados à aprendizagem. Você pode conferir aqui nesse link.
Principais sintomas de distúrbios emocionais na infância
Os sintomas variam de acordo com o distúrbio. Em alguns casos, podem ser fruto de algum problema eventual e não necessariamente de um transtorno emocional. Dito isso, listamos a seguir quais são os sinais mais frequentes de distúrbios infantis que os pais devem estar atentos:
- Dificuldade de aprendizado e concentração
- Tristeza constante;
- Timidez exagerada;
- Insegurança;
- Irritabilidade e agressividade sem razão aparente;
- Dificuldade de interagir com outras crianças;
- Problemas