img

Ensino é imprescindível e por mais que esse processo se inicie em casa, é a escola que além de ensinar os conteúdos das disciplinas, colabora com a intensificação dos valores transmitidos aos seus filhos, portanto, a escolha de uma instituição escolar é extremamente importante e terá um grande peso na construção do futuro.

Ainda está em dúvida sobre qual é a melhor escola para o desenvolvimento por completo do seu filho? Então você precisa ler este texto, afinal, é normal que os pais tenham muitas dúvidas na hora de escolher um colégio, a cada visita uma nova metodologia nos é apresentada e tantas informações recebidas tornam esta escolha ainda mais complicada.

A maior dúvida, ocorre acerca do termo metodologia. Mas, afinal o que é metodologia? A palavra deriva do latim, “methodus” cujo significado é caminho ou via para a realização de algo, ou seja, em se tratando de processo de aprendizagem, é a forma como o seu filho irá receber informações para o desenvolvimento de suas habilidades. Existem diferentes metodologias e as diferenças mais evidentes estão na forma em que o conteúdo é abordado, no papel que os educadores desempenham na sala de aula e principalmente na forma como o aluno é inserido na construção deste conhecimento.

Abaixo abordaremos de forma breve as metodologias mais conhecidas e os pontos mais importantes na abordagem de cada uma delas.

Segundo o Referencial Curricular Nacional, pág. 21, no processo de aprendizagem, as crianças se apropriam de diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Pensando nisso, é fundamental que o ambiente escolar seja repleto de situações motivadoras, que possa proporcionar pesquisas, desafios, deixando claro que o conhecimento vai além daquilo que já sabemos pois trata-se de um processo constante, onde eu possa me sentir desafiado a buscar novas descobertas.

Sabe-se que a escola é um importante grupo social do qual fazemos parte desde a infância e neste meio acontecem múltiplas interações sociais, precisamos compreender que cada criança é única e uma metodologia que possa conectar um pequeno grupo não é a mais indicada pois cada um pensa e