
Todas as atividades realizadas ao longo da vida exigem o emprego do raciocínio lógico. Embora seja comum associá-lo a problemas matemáticos, é importante ressaltar que sua importância extravasa as questões acadêmicas. Quando acordamos e decidimos o que faremos em um determinado dia, há o emprego desse tipo de raciocínio.
Dessa forma, embora passe despercebido na maioria das vezes em que o empregamos, este raciocínio é de grande importância para se viver de forma plena. Desenvolvido em sua maior parte ao longo da infância, trata-se de algo que pode ser estimulado por meio de atividades específicas. A boa notícia é que é possível associar práticas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico infantil a lazer e diversão.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas das formas de estimular este raciocínio em crianças. Com isso, torna-se possível aprimorar ainda mais as habilidades dos pequenos. E o melhor é que todas as atividades que citaremos mais adiante não irão sobrecarregar as crianças, já que podem fazer parte do cotidiano lúdico de cada uma.
Jogos que envolvam estratégia e estimulam o raciocínio
Os jogos são uma excelente maneira de se agregar toda a família. Empolgantes, os de estratégia possuem ainda a vantagem de promoverem grande estímulo ao raciocínio, sobretudo o lógico das crianças. Nesta categoria, estão os jogos de memorização, como o Tangram, por exemplo. Eles são responsáveis por suscitar nas crianças a capacidade de elaboração de pensamentos com o intuito de fazer com que consigam ponderar antes de tomadas de decisão.
Embora tais jogos façam parte do universo de brincadeiras das crianças, vale ressaltar que o raciocínio empregado nestas ocasiões gerará ganhos pessoais também para o futuro. Isso costuma ocorrer por conta do estímulo gerado em áreas cerebrais responsáveis pela capacidade de decidir diante de situações cotidianas.
Tecnologia móvel
O manejo de tecnologias móveis por parte de crianças deve ocorrer sob a supervisão dos responsáveis. Isso deve ocorrer por conta da necessidade de se preservar a saúde dos pequenos, bem como manter uma rotina equilibrada de atividades. Apesar das ressalvas quanto aos perigos