img

O cenário de pandemia causado pelo novo coronavírus fez com que escolas da rede pública e privada de todo o Brasil suspendessem suas aulas, obedecendo as regras de isolamento social impostas pelas autoridades públicas. Com isso, quase 50 milhões de crianças e adolescentes estão em casa por tempo indeterminado, tendo que estudar à distância.

Nossa escola, assim como outras instituições de ensino pelo país, já começou a adaptar seu conteúdo às plataformas de ensino online, para que assim os alunos possam continuar seus estudos sem sair de casa. Porém, como essa rotina de aprendizado à distância ainda é muito nova para os estudantes, é muito importante haver um incentivo e apoio dos pais para que as crianças consigam se adaptar a esse método.

Confira a seguir algumas dicas essenciais selecionadas pela nossa escola para incentivar o aprendizado e o engajamento das crianças ao estudar em casa.

Acompanhe a adaptação da criança na plataforma digital de ensino

Apesar de ser uma plataforma de interface orgânica e fácil de acessar, pensando justamente em tornar o seu uso mais simples para os alunos, é recomendável que os pais estejam por perto nas primeiras vezes em que os filhos estiverem estudando online. Desse modo, os pais podem ajudar com possíveis dúvidas e estimular os filhos a interagir por meio desse ambiente virtual.

Para as crianças menores, que podem se distrair e perder o foco mais facilmente, uma boa sugestão é permitir pequenas pausas ao longo da sessão de estudos, e encaixar atividades didáticas ao longo desses intervalos. Na própria internet, existem diversas opções interessantes, como o canal do Youtube do grupo Palavra Cantada, onde é possível encontrar músicas educativas sobre os mais diversos temas pensados especialmente para o público infantil.

Estabeleça uma rotina a ser seguida

Manter uma rotina é um elemento fundamental para as crianças e adolescentes, e com a suspensão das aulas presenciais, os pais devem se atentar para garantir que a rotina permaneça sendo respeitada. Por isso, é importante que os alunos continuem acordando, fazendo as refeições e indo para a cama nos horários em que já estão acostumados.

Quando isso acontece, fica mais fácil seguir com os hábitos de estudo, ainda que sem sair de casa. Ainda que, no início, a manutenção de uma rotina tão regrada seja mais difícil, é indispensável reforçá-la dia a di