img

É comum que os alunos de todos os níveis tenham problemas para manter o foco. Quer estejam lutando para prestar atenção nas aulas ou tendo dificuldades para concluir as tarefas de casa. Os problemas de falta de concentração infantil podem ter um grande impacto no desempenho do aluno e em seu futuro profissional.

Existem diversas razões pelas quais as crianças lutam para se concentrar na escola. Pode ser uma dificuldade superável de compreensão ou, ainda mais grave, a instituição de ensino pode ter problemas de gestão e falta de uma metodologia eficiente de ensino. Então, onde a criança estuda já pode fazer uma grande diferença na assimilação pelo que já dissemos antes. Mas não vamos nos aprofundar nesses aspectos. Vamos ajudar você a criar um roteiro para ajudar o seu filho a lidar com algumas questões difíceis para ele e assim melhorar a concentração.

A boa notícia é que cuidando de detalhes como a estrutura e também os objetivos (resultados) é possível ajudar seu filho a melhorar seu foco e concentração no que está fazendo.

Como lidar com a falta de concentração infantil

Você pode começar a ajudar seu filho melhorar a concentração na escola seguindo essas dicas.

Ajude seu filho a focar sua mente

Fazer uma coisa de cada vez

Seja para os estudos ou outras atividades, o foco é o melhor ingrediente para o melhor resultado. Logo, “multitarefar” seus desafios pode causar uma tremenda falta de concentração. Treine seu filho para lidar com uma coisa de cada vez, ao invés de trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Isso ajudará a concentrar a mente do seu filho no que está à sua frente. Uma resolução de tarefa por vez, novos aprendizados de uma vez.

Quebrar as tarefas

A divisão de grandes tarefas em tarefas menores pode ajudar a melhorar o foco, tornando as coisas mais fáceis de lidar. Tentar assumir muito de uma só vez é uma receita para o tédio e a distração. Ao fragmentar tarefas, o seu filho tem uma ideia clara do que precisa ser feito e do sentimento de realização, uma vez concluído. Essa conquista pode ser um grande impulsionador de motivação!

Faça uma lista de metas

Às vezes, não é que os alunos não possam se concentrar – é que eles não sabem o que foc