img

Não é só “estudar em casa”, o ensino híbrido é uma nova forma de promover aprendizado e você precisa estar preparado para essa nova realidade.

Veja a seguir 3 estratégias usadas nesse método que fazem dele uma tendência tão forte na educação.

Ensino híbrido: O que é, e quais suas estratégias?

Para entender bem o porquê de muitas escolas optarem por este modelo, é preciso entender o que o ensino híbrido é de verdade.

O ensino híbrido é um modelo que proporciona a interação maior do aluno com a tecnologia. É a combinação do ensino presencial e o ensino on-line integrando a educação com a tecnologia, através do uso de ferramentas digitais. Além disso, o papel do professor passa a ser o de mediador.

Porém, mesmo com o contato maior do estudante com a tecnologia, o ensino híbrido não é como outras modalidades.

Ensino Híbrido e EaD são a mesma coisa?

A premissa do modelo é conciliar o ensino presencial com o remoto, por isso, é diferente de educação à distância (EaD). O ensino híbrido combina videoaulas, exercícios interativos, além de atividades dinâmicas presenciais.

Enquanto no EaD o mais comum são aulas em vídeo, gravadas anteriormente, no ensino híbrido há momentos que o aluno estuda virtualmente e outros presencialmente, pois as aulas ocorrem em tempo real, através de videoconferências, valorizando a interação entre aluno e professor.

3 principais estratégias do Ensino Híbrido

Selecionamos as 3 principais estratégias usadas no ensino híbrido para a educação do seu filho e porque elas são tão promissoras. Confira.

1. Sala de aula invertida: instiga debates

Primeiro, o estudante tem acesso a plataformas remotas, como o Google Classroom, por exemplo. Lá ficam os materiais de apoio, jogos e dicas de aplicativos para ajudar nos estudos.

Depois, já na sala de aula presencial, o professor e os alunos debatem, fazem atividades e tiram dúvidas sobre o tema. Isso ajuda o aluno a se preparar para as aulas presenciais, assim, a criação de um espaço de livre expressão fica bem mais fácil.

2. Rotaç&a