Aprender brincando, é possível?
05/10/21
Editor Objetivo Penha

Será que o brincar se resume apenas à diversão? O que mais precisamos saber sobre o brincar?

A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) destaca que o brincar é um dos eixos e direitos no âmbito de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois quando ela se expressa e interage durante o brincar/jogar, ela está se comunicando de diferentes maneiras, envolvendo o corpo, a emoção e a linguagem.

Diante disso, podemos compreender o quão grande se torna a importância dos jogos tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar. Na escola, eles aparecem como recurso de ensino capaz de promover situações práticas e contextualizadas tornando a aprendizagem mais efetiva, ou seja, o brincar/jogar não é uma forma de passar o tempo, é neste momento que a criança aprende até mais do que possamos imaginar, ela demonstra sentimentos, nos mostra como reage a diferentes desafios, o que sabe a respeito de determinado tema, faz relações com o que sabe e avança novas fases. Durante o ato do brincar a criança estabelece relações e aprende a aprender, ela é estimulada a desenvolver habilidades pois está ativa no processo, estabelece vínculos importantes com os adultos e com aqueles que estão ao seu lado.

Nos espaços escolares, cada dia mais faz-se necessário o trabalho com a inclusão de jogos educativos no processo de construção da escrita e da linguagem matemática, pois se nossa metodologia implica desenvolvermos um aluno protagonista, ou seja, um aluno pensante, crítico, formador de opinião, participativo, integrado e comunicativo devemos propor situações em que suas habilidades possam ser desenvolvidas, e os jogos trazem a possibilidade de interpretar e explorar.

Em outra oportunidade, já falamos que cada criança é um ser especial e desenvolve-se de acordo com o seu processo de maturação, ele é único, e não devemos de forma alguma fazer comparações e sim respeitar os seus limites, esta postura vale em qualquer situação e no jogo não foge à regra, esta informação é extremamente importante, uma vez que o aluno pode apresentar algumas dificuldades no entendimento de regras ou aceitação de perdas e ganhos, isso faz parte do processo e com muito carinho tende a ser resolvido.

Mas, e em casa, que tipos de jogos posso utilizar para ajudar o meu filho a avançar no processo de aprendizagem? São gigantescas as possibilidades, vão desde um simples jogo da forca, jogos construídos em família, mímicas, adivinhas, stop, quebra-cabeça, jogo da memória, jogos online dos mais variados, mas seja qual for a sua escolha é importante que isso aconteça de forma prazerosa e não como uma obrigação, deve ser instantes de descontração, lembre-se que neste momento você estimulará o seu filho a desenvolver coordenação motora, criatividade, imaginação e o fortalecimento do vínculo familiar.

Agora é com vocês!

Que tal escolher alguns jogos para o final de semana? Aproveite esses momentos para fortalecer o vínculo familiar. Estamos juntos na missão encantadora chamada Educação, afinal aqui no Objetivo Penha ensinamos e inovamos com o coração, conte conosco.

Até breve!

 

Elaine Guedes

Coordenadora Pedagógica

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